Mais rápido, Expresso 2.5 Final é lançado na comunidade

o Expresso Livre é uma solução que reúne funções de um gerenciador de e-mail completo, com correio eletrônico, agenda, catálogo de endereços e mensageiro instantâneo em um mesmo ambiente.

Após muitos testes – e o lançamento das versões Alpha, Beta e RC – o Expresso 2.5.0 foi lançado oficialmente na última quarta-feira (23) e já está disponível gratuitamente na seção de downloads do site do Expresso Livre (http://goo.gl/Dp1jC).

De acordo com Douglas Lopes Gomes, gerente de projetos da Prognus – empresa responsável pelo desenvolvimento da nova versão – o principal objetivo da equipe foi buscar ao máximo pela estabilização da ferramenta durante o período de testes. “Diversos problemas, dos mais simples aos mais complexos, foram corrigidos”, destacou.

As principais melhorias foram desenvolvidas nos módulos ExpressoMail e ExpressoCalendar, deixando a suíte ainda mais rápida e com a correção de inconsistências que afetavam a usabilidade do usuário. “A intenção é que o usuário tenha uma experiência mais ‘rápida’ e ‘agradável’ com o Expresso”, completou o gerente técnico da Prognus, William Merlotto.

As melhorias

Quem nunca enviou um e-mail e se esqueceu de anexar um arquivo? Este erro clássico poderá ser evitado na nova versão do Expresso, que conta com uma melhoria que lembra o usuário antes do envio. Este recurso se baseia na suposição de que, se o usuário digitar no corpo da mensagem alguma palavra derivada de “anexo”, a mensagem irá conter algum anexo.

Outra melhoria se refere à incorporação e melhoria da nova solução de arquivamento local, possibilitando guardar os e-mails do usuário de uma forma diferente, com as vantagens de utilizar uma máquina de escolha do usuário para fazer o arquivamento de mensagens e o aumento considerável do espaço de armazenamento. A antiga solução de arquivamento era defasada tecnologicamente, limitando o usuário a uma versão de browser específica.

Além disso, com a inclusão do módulo de sincronização Z-Push, agora é possível sincronizar seus e-mails, contatos e eventos do Expresso com dispositivos móveis através do protocolo ActiveSync. Os aparelhos suportados são Windows Mobile/Phone, iPhone, Android, Nokia e outros.

Para saber mais sobre a nova versão, ou precisar de ajuda/suporte, acesse a página Wiki de instalação/atualização da versão 2.5.0, atentando aos requisitos de instalação do ambiente.

2 comentários até o momento

  • Adriano disse:

    Gostaria de saber se esta versão tem alguma incompatibilidade com o internet explorer.

    grato,

    • Vacy Alvaro disse:

      Olá Adriano. Obrigado pela visita! Então, nas versões mais recentes do Internet Explorer (9 e 10) o Expresso é praticamente compatível, mas foi desenvolvido para ser 100% compatível com os navegadores Mozilla Firefox e Google Chrome. Abraço!

Deixe uma resposta

*